quinta-feira, 1 de outubro de 2009

n

Terça-feira, 15 de Setembro de 2009

Soberba Feminina

Na semana passada, tive uma das mais importantes experiências como mulher. Era quinta-feira a tarde, horas antes de nosso encontro semanal com virtuosas, quando resolvi dar uma checada em meus e-mails para depois parar e buscar direção de Deus para a mensagem da noite, que já estava pré-programada sobre “a cerimônia de lava pés”. De repente, minha amiga, Filha de Sara Cláudia, de Belo Horizonte, chamou-me no msn e começamos uma rápida, mas produtiva conversa sobre alguns “movimentos” dos últimos anos envolvendo as mulheres. Ela compartilhou que naquele dia não conseguiu fazer nada a não ser orar, pois Deus estava mostrando o quanto o espírito de Jezabel estava rondando as igrejas camuflado como “religioso”, ou seja, como algo que não é ruim, mas que na verdade é altamente destrutivo.

Nós duas começamos a trocar experiências sobre o papel da mulher e como nós, mulheres, estamos fora de nosso lugar e o que poderíamos fazer para alertar outras sobre os efeitos dessa situação não só para a igreja, mas para toda a sociedade. Desliguei o computador e aquelas palavras trocadas ecoavam em minha mente. Orei e pedi ao Senhor o que eu poderia e deveria fazer para provocar mudança, primeiro em mim, para depois repassar a outras mulheres – (nossa, temos que tomar cuidado com que pedimos a Deus, pois ele literalmente responde). As horas seguintes foram de profunda revelação e reflexão, que compartilho agora com grande temor àquelas mulheres que realmente querem agradar ao Senhor de todo seu coração.

Primeiro round. Deus me mostrou o quanto somos soberbas. Sim, soberbas e arrogantes quanto aos nossos esposos. Um dia antes, eu e minha amiga, ao telefone, conversávamos sobre várias coisas e sobre nossos maridos, quando exclamamos “É, temos que orar muito por eles” , mas não num tom de submissão, mas sim de arrogância, como se nós fôssemos melhores que eles. Subitamente, o Senhor me trouxe à mente aquela situação e fiquei muito envergonhada. Na hora pedi perdão a Deus por ser tão arrogante.

Depois, Ele foi me mostrando várias situações envolvendo as mulheres, que sempre estavam dispostas a servir, até na igreja e que, talvez sem querer, (será? ), acabavam tomando lugar se seus esposos. Basta fazer algum apelo numa reunião de domingo para ver se as mulheres não são as primeiras a se levantar para pôr a mão na massa. Não é à toa, que muitos homens permanecem sentados, afinal, se sentem desnecessários - (segundo round)

Mais ainda, mostrou que a submissão descrita em sua Palavra (estar sob a missão do marido), é apenas “camuflada”, porque na verdade, a maioria das mulheres gostam de ser livres, leves e soltas. Tratam o dinheiro do casal como “ meu” e “seu” (mas, não são uma só carne?), compram roupas escondidas, burlam cartão de crédito e por aí vai...

Levou-me a meditar também sobre como podemos ser verdadeiramente a “coroa de nosso marido. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos “ – Prov 12:4). A coroa é um objeto valioso, que fica no alto da cabeça para que todos vejam a preciosidade. Isso é o que deveríamos representar, mas ultimamente a competição, a busca por igualdade, a pressão da sociedade está afastando o nosso verdadeiro papel – a de mulher auxiliadora. Quem auxilia não vai na frente, mas ao lado.

Por quase quatro horas, até chegar ao nosso encontro, Deus foi falando e eu ouvindo. Resolvi ir mais cedo à casa onde acontece nossas reuniões, quando me deparei com duas virtuosas. Estava tão eufórica para compartilhar e orar antes, que mal conseguia falar. Quando enfim, comecei a compartilhar o que Deus estava ministrando, uma delas parou com seus lindos olhos azuis arregalados (era primeira vez que ela participava) quase não acreditando e começou a revelar a sua coincidente experiência, coroando com chave de ouro a mensagem para as demais mulheres que ainda chegariam naquele lugar. Começou ela:

“Pois é. Por algum tempo meu esposo ficou desempregado e quem bancava as contas de casa era eu. Todo mês eu pegava o “meu” dinheiro e administrava porque o dinheiro era “meu”. Nessas alturas, estávamos com uma causa na justiça, cujo dinheiro chegava em nossa conta bancária e voltava, chegava e voltava e ninguém sabia o motivo. Estava emperrado. Casada há mais de 20 anos, sempre vivemos muito bem, mas começamos a ter alguns conflitos que me preocupavam, mesmo depois de meu esposo já ter arrumado emprego . Comecei a orar ao Senhor para que Ele me mostrasse o por quê de tudo aquilo, pois estava me sentindo sufocada. Foi quando ele me revelou (talvez já o tivesse feito antes, mas eu não havia percebido) o quanto eu estava errada em ser arrogante, soberba, em achar que o dinheiro era meu e não nosso, em me sentir a “ tal” por manter a casa, etc. No mesmo dia, pedi perdão ao meu esposo, que prontamente aceitou e disse que ele estava orando há muito tempo para que o Senhor falasse comigo nesse aspecto. Milagrosamente, dias depois deste fato, o dinheiro da justiça foi liberado".

Depois deste relato, nós três oramos para que Deus trouxesse revelação a todas mulheres naquela noite. Não precisa dizer o que aconteceu. Ele realmente se revelou. Depois de explanar tudo o que Deus ministrou naquela tarde, conseguia ver nos olhos daquelas virtuosas, o espanto, a vergonha, a alegria e o medo e sede de mudança. Muitas compartilharam suas histórias dos últimos anos com seus esposos, confessaram e reconheceram seus erros. Convidei-as ao desafio de chegar em casa e pedir perdão aos nossos maridos. Grande desafio. Estava ansiosa para chegar em casa e fazer a minha parte. Quando aconteceu, meu esposo se surpreendeu e falou algumas palavras muito profundas. Fui dormir diferente. Ao acordar pela manhã fiquei tão feliz quando meu amado fez a oração e agradeceu por aquele encontro de mulheres. Vivi algo diferente e me senti abraçada não só pelo meu amado mas também pelo meu Senhor.
Amanhã, quinta-feira, teremos mais uma reunião. Já soube, superficialmente, que outras mulheres colocaram em prática o desafio do perdão e a intenção de "viverem no seu devido lugar" . Espero que todas que tiveram a oportunidade de ler esta longa, mas rica experiência, também entrem neste desafio: Ser verdadeiramente a coroa do esposo. Tarefa em que não estaremos sozinhas, mas com alguém que nos conhece muito além de nós mesmas...

Pode ter certeza, ao tomar esta ATITUDE, seu casamento passará por uma grande transformação...

Abraços em Jesus
Pra Scheila Cristina
Essa mensagem foi postada em 22/04/2009 no blog Virtuosas da Igreja Palavra Viva em Florianópolis-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Somos o que pensamos. As palavras tem um valor enorme na nossa vida. Saiba falar...

Minha foto
Carazinho/Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Alguém que acredita que um sonho pode se tornar realidade.