terça-feira, 8 de junho de 2010

Drogas...O que leva uma pessoa para este caminho?






A desagregação da família representa hoje um dos fatores mais importantes para que se crie o terreno propício onde vão crescer o consumo de drogas proibidas e a violência que este fenômeno gera.


Não é à toa, portanto, que o que mais preocupa os profissionais de saúde é que cada vez mais cedo a criança está começando a beber e a se drogar. "Quanto mais cedo começa, mais cedo a possibilidade de se tornar um usuário regular e, posteriormente, um dependente", afiança a psiquiatra. Mas por que a criança bebe? "São vários os motivos", garante Dra. Sandra. Ela explica que são cinco os principais fatores desencadeantes: influência do grupo de amigos, fatores familiares, fatores individuais, fatores biológicos e fatores sócio-culturais e comunitários.


O uso contínuo de drogas afeta o mecanismo natural do sistema imunológico.


A curiosidade matou o gato", diz o dito popular. A droga é uma armadilha fatal que aprisiona o curioso na dependência química e, para sair dessa cela, quase sempre paga-se um preço alto demais, enfrentando o avesso do barato. Para não entrar nessa viagem, que muitas vezes deixa seqüelas irreversíveis no corpo e na mente dos dependentes, é bom saber como atuam no organismo as drogas mais conhecidas.

É importante saber também que o uso contínuo de drogas afeta o mecanismo natural do sistema imunológico, reduzindo as defesas orgânicas contra infecções. E para quem está, naturalmente, no nível fronteiriço de alguma doença psíquica, qualquer droga pode potencializar essa tendência. Nesse caso, instala-se um quadro complexo, de tratamento muito mais difícil.

Um comentário:

Seguidores

Somos o que pensamos. As palavras tem um valor enorme na nossa vida. Saiba falar...

Minha foto
Carazinho/Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Alguém que acredita que um sonho pode se tornar realidade.