terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Interpretação de texto com exercícios de concordância....

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUE: GUERRA OU PAZ A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As consequências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior. Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso. A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade. Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4 1) PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO E REESCREVA AS RESPECTIVAS FRASES FAZENDO AS ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS: 2) RESPONDA: a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos? b) Quais são as consequências desse estado de coisas? c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta: d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos: e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição? f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição? g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual? h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas? i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade? j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta. ATIVIDADES GRAMATICAIS. 1) COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. a) Encontramos textos atuais sobre a violência mundial, em jornais e revistas ______________. (velho) b) A porta ____________ aberta deixava ver a destruição que fizeram na casa. (meio) c) A indústria de armas e canhões custam ______________. (caro). d) É ________________ a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. (proibido) e) A velha senhora, salva da guerrilha, nem ao menos disse “ muito ________________”. (obrigado) f) As guerras fazem _________________ vítimas no mundo inteiro. (bastante) g) É ___________________ sensibilidade para instaurar a paz no mundo. (preciso) h) As fotografias tiradas na guerra estão __________________ à carta. (anexo) i) Canhões e armas ________________________ causam destruição. (americano) J) Armas e canhões ________________________causam destruição. (americano) 2) COMPLETE AS FRASES ABAIXO, FAZENDO A CONCORDÂNCIA DAS PALAVRAS INDICADAS ENTRE PARÊNTESES. a) Soldados e governo __________________ ações bélicas contra inimigos. (praticar ) _________ em busca de paz: o presidente, o papa e a rainha da Inglaterra. ( ir ) b) O presidente, o governador e o prefeito _____________________ um grupo a favor da paz mundial. (formar) c) Ontem, em virtude da violência urbana, o povo brasileiro ______________ às ruas e ____________. (sair / protestar ) d) Foi ele quem ______________________ a guerra. (provocar) e) O povo ____________________ de pé o acordo de paz entre as nações. (aplaudir) f) ____ pessoas presas neste local. (haver) j) _________ cinco dias que não atacam mais nosso país. (fazer) k) As pessoas _____________ campanhas pela paz em todo o país. (fazer) l) ______ cinco horas de viagem até a capital do país. (ser)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Somos o que pensamos. As palavras tem um valor enorme na nossa vida. Saiba falar...

Minha foto
Carazinho/Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Alguém que acredita que um sonho pode se tornar realidade.