terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Interpretação Poema 8ª série

Interpretação Poema 8ª série O poema a seguir trata do sentimento de amizade. Meus amigos quando me dão a mão sempre deixam outra coisa presença olhar lembrançacalor meus amigos quando me dão deixam na minha a sua mão LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo, Brasiliense, 1983. p.86. INTERPRETAÇÃO 1.Quantas estrofes e quantos versos tem o poema? 2. O poema tem rimas finais? Tem rimas internas? 3. A “presença” dos amigos que fica nas mãos do poeta marca – se por duas sensações: uma física e uma psicológica. Identifique – as. 4. É possível afirmar que os traços dessa presença são tão fortes que o poeta não consegue separá – los. Que recurso ele teve de empregar para expressar esse fato? 5. Na última estrofe, o poeta omite intencionalmente uma palavras que já ocorreu no texto. Qual palavra? 6. A palavra mão tem muitos significados em português. Atribua a ela um significado adequado em cada frase: a) Tinha ótima mão para cerâmica. b) O poder passou às mãos da oposição. c) Cuidado! Esta rua não dá mão à esquerda! d) Acho que esta sua redação tem mão de seu pai…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Somos o que pensamos. As palavras tem um valor enorme na nossa vida. Saiba falar...

Minha foto
Carazinho/Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Alguém que acredita que um sonho pode se tornar realidade.