terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Prova de Português: Interpretação Textual ( 8ª ´série )

Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade. (MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português). Vocabulário: Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro. 1- Ao ler o texto, concluímos que: (A) as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas. (B) as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo. (C) o português do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo. (D) os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência européia. Vamos imaginar que a indústria farmacêutica desenvolveu uma pílula que pudesse prevenir doenças do coração, obesidade, diabetes e reduzir o risco de câncer, osteoporose, hipertensão e depressão. Já temos esse remédio. E não custa nada. Está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos. É a atividade física. (Gro Harlem Brundtland, diretora geral da OMS – Organização Mundial da Saúde) Folha de São Paulo, 6 abr. 2002 2- De acordo com o texto, o remédio que não custa nada e está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos: (A) é uma pílula fabricada pela indústria farmacêutica. (B) só é encontrado nas farmácias. (C) é a atividade física. (D) ainda não existe. O cachorro As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos. Granatic, Branca. Técnicas Básicas de Redação. 3- No texto, fica claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças: (A) resolvem levar um cachorro para casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra. (B) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça. (C) decidem esconder o animal dentro de um armário. (D) não deixam o animal ficar na sala. Jéssica veio do céu Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou a janela e disparou a correr. Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004. 4- No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo”., o trecho destacado se refere a(ao): (A) Larissa (de 7). (B) Letícia (de 3). (C) menino (de 8). (D) Jéssica (de 11). Publicidade Tchau, tchau Nunca foi tão fácil secar uma espinha A gente acha que cuidar da pele dá trabalho. Que nada! Chato mesmo é encarar aquela espinha que insiste em aparecer na cara da gente nas horas mais impróprias: o primeiro dia de aula ou o encontro com o menino que a gente está a fim. Pele bem cuidada dá uma levantada incrível no visual, né? Então, mãos à obra com a linha Clearskin da Avon, que tem oito produtos que facilitam a nossa vida. Além de combaterem a acne (eles são feitos com ácido glicólico, um poderoso derivado da cana-de-açúcar), eles deixam a pele super-hidratada. Borgatto, Ana; Bertin, Terezinha, Marchezi, Vera. Tudo é linguagem. 5- Encontramos o registro de linguagem formal em: (A) “A gente acha que cuidar da pele dá trabalho.” (B) “Chato mesmo é encarar aquela espinha que insiste em aparecer na cara da gente (...)” (C) “(...) o encontro com o menino que a gente está a fim.” (D) “Além de combaterem a acne (eles são feitos com ácido glicólico, um poderoso derivado da cana-de-açúcar), eles deixam a pele super-hidratada.” Dedé reconhece erro no clássico Zagueiro vascaíno pede desculpas a Willians e aos torcedores pela expulsão O zagueiro Dedé, do Vasco, pediu desculpas ontem ao volante Willians, do Flamengo, pela entrada violenta que deu no adversário no empate em 1 a 1 no clássico de domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. – (...) Peço desculpas ao companheiro de profissão e ao torcedor do Vasco, pois não queria ter deixado o time (...). Mas o zagueiro seguiu a linha do técnico Paulo César Gusmão de culpar o juiz (...): – Deixando de lado minha expulsão, o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado. Inverteu muitas faltas, irritando nosso time, me deu um cartão amarelo após eu ter levado o vermelho. O Globo – 26/10/2010. 6- O trecho do texto que expressa uma opinião é: (A) “Peço desculpas ao companheiro de profissão...”. (l.4) (B) “... o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado.” (l.7-8) (C) “Deixando de lado minha expulsão...”.(l.7) (D) “... me deu um cartão amarelo...” (l.8) Ingenuidade Na boca da caverna Gritei, vibrando: – TE AMO! TE AMO! TE AMO! E o eco respondeu, Lá de dentro da caverna: – TE AMO! TE AMO! TE AMO! E eu, ingênuo, acreditei... Elias, José. Amor adolescente. 7- A repetição, pelo eu poético, da expressão “TE AMO!” , que ecoou dentro da caverna, reforça: (A) a intensidade da paixão do eu poético. (B) a ingenuidade do eu poético. (C) a beleza do primeiro amor. (D) o eco dentro da caverna. O Último Computador Luís Fernando Veríssimo Um dia, todos os computadores do mundo estarão ligados num único e definitivo sistema, e o centro do sistema será na cidade de Duluth, nos Estados Unidos. Toda memória e toda informação da humanidade estarão no Último Computador. As pessoas não precisarão ter relógios individuais, calculadoras portáteis, livros etc. Tudo o que quiserem fazer – compras, contas, reservas – e tudo que desejarem saber estará ao alcance de um dedo. Todos os lares do mundo terão terminais do Último Computador. Haverá telas e botões do Último Computador em todos os lugares frequentados pelo homem, desde o mictório ao espaço. E um dia, um garoto perguntará a seu pai: – Pai, quanto é dois mais dois? – Não pergunte a mim, pergunte a Ele. O garoto apertará o botão e, num milésimo de segundo, a resposta aparecerá na tela mais próxima. E, então, o garoto perguntará: – Como é que eu sei que isso está certo? – Ora, ele nunca erra. – Mas se desta vez errou? – Não errou. Conte nos dedos. – Contar nos dedos? – Uma coisa que os antigos faziam. Meu avô me contou. Levante dois dedos, depois mais dois... Olhe aí. Um, dois, três, quatro. Dois mais dois quatro. O computador está certo. – Bacana. Mas, pai: e 366 mais 17? Não dá para contar nos dedos. Jamais vamos saber se a resposta do Computador está certa ou não. – É... – E se for mentira do Computador? – Meu filho, uma mentira que não pode ser desmentida é a verdade. Quer dizer, estaremos irremediavelmente dominados pela técnica, mas sobrará a filosofia. 8- No trecho: O garoto apertará o botão e, num milésimo de segundo, a resposta aparecerá na tela mais próxima. A expressão destacada significa o mesmo que: (A) depois de muito tempo. (B) em um minuto. (C) muito rápido. (D) durante mil anos. 9- O Último Computador será criado porque: (A) “as pessoas não precisarão ter relógios individuais, calculadoras portáteis, livros etc”. (B) “(...) tudo que desejarem saber estará ao alcance de um dedo”. (C) “(...) jamais vamos saber se a resposta do Computador está certa ou errada”. (D) “(...) estaremos irremediavelmente dominados pela técnica (...)”. A Mulher no Brasil A história da mulher no Brasil, tal como a das mulheres em vários outros países, ainda está por ser escrita. Os estudiosos têm dado muito pouca atenção à mulher nas diversas regiões do mundo, o que inclui a América Latina. Os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são quase todos meros registros de impressões, mais do que de fatos, autos-de-fé quanto à natureza das mulheres ou rápidas biografias de brasileiras notáveis, mais reveladoras sobre os preconceitos e a orientação dos autores do que sobre as mulheres propriamente ditas. As mudanças ocorridas no século XX reforçam a necessidade de uma perspectiva e de uma compreensão históricas do papel, da condição e das atividades da mulher no Brasil. (fragmento) Hahner, June E. 10- Considerando o fragmento lido, podemos afirmar que: (A) quanto à existência de um estudo histórico sobre seu papel na sociedade, a mulher brasileira assemelha-se à de várias partes do mundo. (B) excetuando-se as rápidas biografias de brasileiras notáveis, as demais obras sobre a mulher no Brasil estão impregnadas de informações sobre o seu valor na sociedade. (C) as modificações de nosso século reforçam a necessidade de que se escreva uma verdadeira história da mulher no Brasil. (D) os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são registros baseados em fatos inquestionáveis numa perspectiva histórica. Cadernos de João (…) Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada. De um lado era a cidade grande: de outro, o mar sem jangadas. O mensageiro subiu e gritou: - Verdejou, pessoal! Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram. Parada a obra. Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste. (Anibal Machado, Cadernos de João ) 11- De acordo com o texto, a palavra “Verdejou” significa: (A) a saudade dos trabalhadores. (B) o mar sem jangadas. (C) a parada da obra. (D) a chuva caindo no Nordeste.

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