domingo, 1 de março de 2009

O que vem a ser PSICOPEDAGOGIA?




" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )




O estudo da Psicopedagogia vêm de encontro à uma realidade, que seja , como aluno ou como professor, fortalecer discussóes sobre dificuldades de aprendizagem presentes na vida escolar.

Tanto a intervenção clínica quanto a institucional, mostra o quão é importante esta, pois a cada dia novas queixas surgem, deixando a comunidade escolar meio que sem ação, por mais que tentem modificar este quadro.

Portanto, o papel do Psicopedagogo está em realizar uma ação preventiva diagnóstica, podendo orientar os profissionais da instituição escolar, acerca de propostas metodológicas que permitam ao aluno, com ou sem dificuldades, aprender de maneira eficaz.

A Psicopedagogia é uma junção de Pedagogia e Psicologia, tentando solucionar dificuldades apresentadas de diversas formas, dentro da aprendizagem.

Aborda questões relacionadas á maneira de como a pessoa aprende e ensina , pois ela é uma ciência fundamentada em várias teorias, necessitando de conhecimento aprofundado, para identificar distúrbios de aprendizagem, prevenir e tratá-los.

A Psicopedagogia atua de duas formas:

Clinica: estuda uma queixa, analisa, interpreta, faz uma investigação, verifica o ambiente onde o sujeito está inserido, busca entender como ele aprende e o que aprende.

Institucional: trabalha de forma mais aberta, analisa um todo e não apenas um sujeito, tenta achar soluções metodológicas que permitam fazer da escola um ambiente de aprendizado, com ou sem dificuldades, porém um lugar de conhecimentos.

Observação: Um pouco sobre o curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que curso no momento. ( Fragmentos retirados de um dos Trabalhos realizados durante o Curso ).


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )

(Autora: Sandra do Nascimento )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Somos o que pensamos. As palavras tem um valor enorme na nossa vida. Saiba falar...

Minha foto
Carazinho/Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Alguém que acredita que um sonho pode se tornar realidade.